Conceitos Básicos em Economia I

Macro e Microeconomia

Não é novidade que um dos grandes objetivos da Fundação Econo é democratizar o acesso a conteúdos de economia para a nova geração, uma vez que identificamos essa falta de conhecimento nos jovens e verdadeiramente acreditamos que a economia é para todos. Pensando nisso, o primeiro artigo escrito e publicado pela Econo tratará justamente de conceitos básicos e importantíssimos na construção do saber econômico: o que é economia e quais são as suas subdivisões, a macro e a microeconomia.

Conceito de Economia

Segundo a Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA USP), “Economia é o conjunto de atividades desenvolvidas pelos homens visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida.” Nesse sentido, ao destrinchar a definição em questão, entende-se que a economia se aplica nas ciências sociais, enfatizando o estudo sobre a conduta da Economia Capitalista e da Economia Doméstica, e tem como inferência o comportamento lógico do homem econômico. Ressalta-se também que a economia possui caráter multidisciplinar, isto é, se envolve com outras ciências, tais como a Educação e a Política.


Macro e Microeconomia

A economia pode ser dividida e classificada em vertentes, as quais são estudadas em dois níveis perante o neoclassicismo: a Microeconomia e a Macroeconomia. Sucintamente, o termo microeconomia é usado para expor o entendimento de escolhas individuais e de comportamentos de grupos em mercados individuais. Por conseguinte, a macroeconomia é aplicada quando se quer definir o desempenho das economias nacionais e das políticas usadas pelos governos a fim de tentar alavancar o mesmo (FRANK, 2012). 

A microeconomia estuda a elaboração dos preços e orienta o destino dos recursos no âmbito das Economias Capitalistas, além de consultar a aplicação do mercado a fim de assegurar a organização e distribuição eficientes dos recursos insuficientes. Os ambientes de pesquisa são mercados restritos, os quais estuda-se o comportamento e a interação entre os consumidores e produtores. A título de exemplo, a microeconomia estudaria como uma pequena loja poderia aumentar suas vendas e diminuir seus custos. 

A macroeconomia estuda o comportamento geral da economia e tem como eixo o produto, o emprego, a inflação e o comércio internacional. Além do mais, fundamenta o desempenho do Estado nas funções de alocação, distribuição e de estabilização. Como modelo, tem-se que uma macroeconomia analisa quanto o PIB sofreria com a queda de exportações. 

Em síntese, a microeconomia e a macroeconomia atuam como complementos e, em conjunto, são essenciais para uma boa compreensão dos dados numéricos que vemos na imprensa, tais como o PIB, o IDH e o GINI. Esses dados são a conclusão de um conjunto de ações tomadas por indivíduos, firmas e instituições, e, assim, reitera-se que os níveis analisados são diretamente atuantes.

A partir do estudo desses tão notáveis conceitos, a equipe acadêmica da Fundação Econo anseia para que o seu entendimento de economia seja facilitado e o desempenho nas nossas simulações e demais eventos potencializados. Em caso de qualquer dúvida ou necessidade de suporte, estamos à disposição nas nossas redes sociais - sobretudo no Instagram (@economun.oficial).

Autoria de: Sophia Machado Leal, Staff Acadêmica da Fundação Econo


Quer referenciar este artigo? Segue o modelo:

LEAL, Sophia Machado. Conceitos Básicos em Economia. Fundação Econo, 2021. Disponível em: <https://sites.google.com/view/fundaoecono/blog-e-artigos/conceitos-b%C3%A1sicos-em-economia>.

Referências 


FEA - USP. O que é Economia?. Disponível em: https://fea.usp.br/economia/graduacao/o-que-e-economia. Acesso em: 13 jun. 2021. 

FRANK, Robert H.; BERNANKE, Ben S.; Princípios de Economia. 4 ed. AMGH, 2012, p. 15.

POLITIZE. Macroeconomia e microeconomia: qual a diferença?. Disponível em: https://politize.com.br/macroeconomia-e-microeconomia-diferença/. Acesso em: 13 jun. 2021.